EDUCAÇÃO INFANTIL: Como ajudar o seu filho a desenvolver-se de forma equilibrada? Alexandra Caracol - textos educação infantil
Porque é importante responder à curiosidade do seu filho?
Referindo-nos às idades entre os quatro e seis anos, importa referir que a curiosidade faz parte do desenvolvimento normal dessas idades.
Com quatro anos a criança é despertada pelo mundo ao seu redor, em que cores movimento e sons a envolvem estimulando a necessidade de querer saber sobre as coisas que a rodeiam, e por isso passa grande parte do tempo a fazer perguntas.
Apesar das perguntas que faz, levarem muitas vezes, os pais ou educadores ao limite da paciência, é de referir o quanto é importante responder-se às perguntas da criança, utilizando-se linguagem de acordo com a capacidade de compreensão de cada criança, respeitando-se as características individuais e da etapa de desenvolvimento em que está inserida. Apesar de podermos organizar as idades por etapas de desenvolvimento, devemos ter em conta que cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e há que respeitá-lo.
Em relação às crianças de cinco anos, em vez de fazerem perguntas de tudo o que lhes vem à cabeça, tal como é frequente acontecer com as de quatro anos, aquelas (de cinco anos), começam a pensar um pouco, antes de fazer as perguntas.
Uma das diferenças a referir entre as duas idades é em relação à necessidade de serem satisfeitas, na sua exigência de resposta adequada às perguntas que realizam.
Se as de quatro anos fazem mais perguntas, por outro lado não dão grande importância à resposta que lhe é dada; em contrapartida as de cinco anos fazem menos perguntas, mas sentem uma grande necessidade de receber resposta, achando grande importância nisso.
Ao passar pelas idades referidas, em relação à linguagem utilizada, existe uma melhoria gradual na forma de se expressarem, na forma de formularem perguntas e de contarem acontecimentos e histórias que, aos pouco se tornam mais complexas.
Associado ao desenvolvimento da linguagem e sua forma de se expressarem está a aquisição de um controlo cada vez maior da voz, conseguindo controlar o seu volume por tempo cada vez mais prolongado.
Importante:
Em relação ao que foi acima explanado vamos referir-nos agora essencialmente a três coisas importantes em que, podemos ajudar a criança, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento da linguagem.
- Devemos responder com paciência e com linguagem cuidada às perguntas feitas pela criança e estimular a conversação, através de diálogo sobre acontecimentos ou transmissão de histórias;
- É importante corrigir-se a criança quando os tempos dos verbos ou, a pronuncia das palavras não estão corretos;
- Faz toda a diferença proporcionar a aprendizagem de canções, trava-línguas simples e proporcionar que a criança esteja integrada num grupo da mesma idade, e que seja estimulada na correta pronuncia e articulação das palavras.
Como podemos proporcionar resultados mais eficazes, de forma natural e aproveitando um grupo de faixa etária idêntica, para maximizar os resultados?
Por exemplo, podemos utilizar uma classe musical formada com o propósito de proporcionar estímulos que respondam aos pontos acima referidos, e seja conduzida por profissional especialmente preparado para isso. O ideal será um professor preparado na área musical, com experiência pedagógica e credenciado.
Hoje, a dificuldade apresenta-se essencialmente na dificuldade de se encontrar Pedagogos credenciados que tenham experiência tanto na área musical como pedagógica, sendo que, sobretudo em idades precoces, é de suma importância que as competências como Pedagogo e Musicais sejam utilizadas numa simbiose que proporcione bons resultados de aprendizagem.
Autora do texto: Alexandra Caracol
(textos educação infantil)
Conheça algumas atividades de educação infantil que podem responder às necessidades acima referidas:
ATIVIDADES |